O coordenador do P&D de Governança do Sandboxes Tarifários, Lindemberg Reis, esteve presente no Fórum Brasileiro de Líderes em Energia. O evento reflete a importância da inovação para o setor elétrico, especialmente em um contexto de transição para fontes mais sustentáveis e renováveis de energia.
“Muito se repercutiu no evento a questão do dilema energia barata, mas tarifa onerosa. Embora grande parte dessa dicotomia resida em ações do Congresso Nacional, que é quem estabelece os encargos e subsídios diversos, em alguma medida os Sandboxes Tarifários permitirão estudar opções para estabelecimento de tarifas de energia mais eficientes, otimizando o uso do sistema e considerando as preferências dos usuários”, comenta Lindemberg.
O Fórum Brasileiro de Líderes em Energia reuniu diversos agentes do setor elétrico, incluindo governo, empresas e academia. A participação da coordenação dos sandboxes tarifários possibilitou o diálogo e a colaboração com esses stakeholders, permitindo a troca de experiências, a disseminação de práticas inovadoras e a construção de consensos sobre os caminhos para a modernização do setor.