Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoverá na próxima quarta-feira (6/12), às 10h, uma reunião online com inscrições abertas sobre o envio de projetos para a 2ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários. O edital contém especificações para projetos experimentais que envolvem faturamento diferenciado para os consumidores de energia.
A reunião técnica busca tirar dúvidas de representantes das distribuidoras de energia elétrica e das entidades executoras de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, como consultorias, academia e startups. Demais interessados também poderão participar. Para se inscrever, clique neste link e preencha o formulário.
O encontro será em formato virtual via plataforma Microsoft Teams. No formulário de inscrição, os participantes podem adiantar dúvidas e sugestões para serem abordadas na reunião e para o encaminhamento dos trabalhos futuros.
Sobre a 2ª Chamada Pública de Sandboxes Tarifários
A iniciativa cria oportunidade para que as empresas de distribuição de energia desenvolvam modelos de negócios e testem técnicas e tecnologias, mediante o cumprimento de critérios estabelecidos pela ANEEL na chamada pública e na Resolução Normativa nº 966/2021.
Para a segunda chamada, a ANEEL não definiu nenhum tema prioritário. Contudo, destacam-se os seguintes temas de interesse:
Projetos voltados para a avaliação de opções de faturamento fixo (valor da fatura), no escopo das possíveis modalidades de faturamento, visto que esse tema não foi objeto dos projetos autorizados na Primeira Chamada Pública;
Experimentação de modelos tarifários para os consumidores do grupo A, de modo que seja possível aproveitar a estrutura criada com os sandboxes tarifários para avaliar possíveis aprimoramentos para esse grupo, nos termos do art. 2º da REN n. 966/2021;
A partir dos resultados, a ANEEL contará com estudos que servirão de base para monitoramento, comparações e eventuais mudanças no faturamento da energia.
Cronograma de execução da Segunda Chamada Pública de Sandboxes Tarifários