Mudança regulatória não pode ser percebida como forma de aumentar tarifa

Canal Energia – 23/02/2024

Afirmação foi feita pelo diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, em workshop sobre sandboxes tarifários

O diretor geral da Aneel, Sandoval Feitosa, disse em evento da agência reguladora que mudanças de regras aprovadas a partir do projeto de sandboxes tarifários não podem ser percebidas pelo consumidor como uma forma de aumentar a tarifa. “Eventualmente, pode acontecer algum aumento de tarifa, mas isso tem que estar necessariamente vinculado a uma melhoria”, justificou o diretor.

Feitosa participou da abertura do workshop sobre a 1ª Chamada Pública do projeto de pesquisa e desenvolvimento Governança de Sandboxes Tarifários. O evento aconteceu na última quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório da Aneel, com a participação de agências reguladoras estaduais, empresas e consumidores.

Os experimentos sobre diferentes modalidades tarifárias, que estão sendo conduzidos por distribuidoras no projeto de P&D da Aneel, tem foco no consumidor em baixa tensão do mercado regulado. Eles envolvem avanços na tarifa binomia (tarifa fio e tarifa de energia), pré-pagamento da conta de luz, bonificações por deslocamento de consumo e postos tarifarios. “Estamos transcendendo o modelo tradicional de consumo por kWh”, destacou o diretor da Aneel.

Confira o texto completo em:

Canal Energia – https://www.canalenergia.com.br/noticias/53271539/mudanca-regulatoria-nao-pode-ser-percebida-como-forma-de-aumentar-tarifa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *