CanalEnergia – 18\/06\/2024<\/a><\/p>\nCopel e Energisa apresentaram os projetos experimenta\u00e7\u00e3o de modalidades tarif\u00e1rias autorizados pela Aneel<\/p>\n
Tr\u00eas dos cinco projetos apresentados na 2\u00aa Chamada P\u00fablica de Sandboxes Tarif\u00e1rios tiveram sua execu\u00e7\u00e3o autorizada pela Ag\u00eancia Nacional de Energia El\u00e9trica, na reuni\u00e3o semanal desta ter\u00e7a-feira, 18 de junho. Dois deles s\u00e3o da Copel e um da Energisa Mato Grosso do Sul.<\/p>\n
A Aneel vai publicar as resolu\u00e7\u00f5es autorizativas com as condi\u00e7\u00f5es do ambiente regulat\u00f3rio experimental e tempor\u00e1rio para a execu\u00e7\u00e3o das propostas selecionadas.<\/p>\n
A Energisa prop\u00f4s uma nova modalidade de faturamento fixo com ajustes peri\u00f3dicos para consumidores residenciais de baixa tens\u00e3o. O objetivo \u00e9 engajar o cliente, dando maior previsibilidade de gastos com energia el\u00e9trica, o que pode influenciar os n\u00edveis de inadimpl\u00eancia.<\/p>\n
O experimento deve envolver entre 4,9 mil e 6,9 mil unidades consumidoras da concession\u00e1ria sul matogrossense, em modelo de ades\u00e3o com dura\u00e7\u00e3o prevista de 36 meses.<\/p>\n
Um dos projetos da Copel \u00e9 de tarifa multipartes, com testagem das componentes fixa, demanda e hor\u00e1ria. O foco da proposta \u00e9 a implementa\u00e7\u00e3o de tarifas mais din\u00e2micas para os consumidores que tem medidores inteligentes, mas ela tamb\u00e9m prev\u00ea a transi\u00e7\u00e3o para a emiss\u00e3o de faturas totalmente digitais, com a experimenta\u00e7\u00e3o de um segundo modelo tarif\u00e1rio, com componente fixa mensal, relativa aos custos comerciais, e uma componente volum\u00e9trica sem distin\u00e7\u00e3o hor\u00e1ria.<\/p>\n
O segundo projeto da distribuidora paranaense pretende testar duas tarifas diferenciadas para propriet\u00e1rios residenciais de ve\u00edculos el\u00e9tricos plug-in, com cobran\u00e7a monomia e binomia.<\/p>\n
A ag\u00eancia analisou tamb\u00e9m propostas da Light e da Cemig. No caso da empresa fluminense, a decis\u00e3o foi permitir que ela d\u00ea continuidade ao seu projeto-piloto de sandboxes, possibilitando uma nova apresenta\u00e7\u00e3o do Plano de Projeto para avalia\u00e7\u00e3o e aprova\u00e7\u00e3o da ag\u00eancia, ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o da Fase de Diagn\u00f3stico e elabora\u00e7\u00e3o do relat\u00f3rio correspondente.<\/p>\n
A Light apresentou proposta de faturamento fixo mensal, com valores ajustados \u00e0 capacidade de pagamento dos consumidores e que n\u00e3o variam conforme o consumo. Ela tamb\u00e9m prev\u00ea incentivos como programa de benef\u00edcios\/cashback.<\/p>\n
O objetivo \u00e9 avaliar uma eventual mudan\u00e7a de comportamento do consumidor, estimulando a regulariza\u00e7\u00e3o e a redu\u00e7\u00e3o da inadimpl\u00eancia. N\u00e3o existe, no entanto, uma estimativa do custo total do projeto e a contrapartida da distribuidora vai depender da amostra a ser considerada no experimento.<\/p>\n
J\u00e1 o projeto da Cemig, que propunha a digitaliza\u00e7\u00e3o do relacionamento com os consumidores com micro e minigera\u00e7\u00e3o distribu\u00edda, foi rejeitado porque n\u00e3o houve consenso do Comit\u00ea Gestor do Projeto de Governan\u00e7a quanto ao enquadramento da proposta nos crit\u00e9rios de um sandbox\u00a0tarif\u00e1rio.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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